As características essenciais do Transtorno de
Asperger são um prejuízo severo e persistente na interação social
(Critério A) e o desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de
comportamento, interesses e actividades (Critério B).
A perturbação deve causar prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento (Critério C).
A perturbação deve causar prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento (Critério C).
Contrastando com o Transtorno Autista, não existem
atrasos clinicamente significativos na linguagem (isto é, palavras isoladas são
usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos) (Critério D).
Além disso, não existem atrasos clinicamente significativos
no desenvolvimento
cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda
apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação
social) e curiosidade acerca do ambiente na infância (Critério E).
O diagnóstico não é dado se são satisfeitos critérios para
qualquer outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento específico ou
para Esquizofrenia (Critério F).
Características e Transtornos Associados
O Transtorno de Asperger é observado,
ocasionalmente, em associação com condições médicas gerais que devem ser
codificadas no Eixo III.
Vários sintomas ou sinais neurológicos inespecíficos podem
ser observados. Os marcos motores podem apresentar atraso e uma falta de
destreza motora em geral está presente.
Prevalência
As informações sobre a prevalência do Transtorno de
Asperger são limitadas, mas ele parece ser mais comum no sexo masculino.
Curso
O Transtorno de Asperger parece ter um início mais
tardio do que o Transtorno Autista, ou pelo menos parece ser identificado
apenas mais tarde. Atrasos motores ou falta de destreza motora podem ser
notados no período pré-escolar.
As dificuldades na interação social podem tornar-se mais
manifestas no contexto escolar. É durante este período que determinados
interesses idiossincráticos ou circunscritos (por ex., fascinação com horários
de trens) podem aparecer e ser reconhecidos como tais. Quando adultos, os
indivíduos com a condição podem ter problemas com a empatia e modulação da
interação social.
Este transtorno aparentemente segue um curso contínuo e, na
ampla maioria dos casos, a duração é vitalícia.
Padrão Familiar
Embora os dados disponíveis sejam limitados, parece existir
uma frequência aumentada de Transtorno de Asperger entre os membros
das famílias de indivíduos com o transtorno.
Diagnóstico Diferencial
O Transtorno de Asperger não é diagnosticado se
são satisfeitos os critérios para Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Esquizofrenia.
Para o diagnóstico diferencial com Transtorno Autista. Para o diagnóstico
diferencial com Transtorno de Rett. Para o diagnóstico diferencial
com Transtorno Desintegrativo da Infância.
O Transtorno de Asperger também deve ser
diferenciado do Transtorno Obsessivo-Compulsivo e do Transtorno
da Personalidade Esquizóide. O Transtorno de Asperger e o Transtorno
Obsessivo-Compulsivo compartilham padrões repetitivos e estereotipados de
comportamento.
Contrastando com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo,
o Transtorno de Asperger caracteriza-se por um prejuízo qualitativo
na interação social e um padrão mais restrito de interesses e atividades. Em
comparação com o Transtorno da Personalidade Esquizóide, o Transtorno
de Asperger é caracterizado por comportamentos e interesses estereotipados
e interação social mais gravemente comprometida.
Critérios Diagnósticos para F84.5 - 299.80 Transtorno de
Asperger
A. Prejuízo qualitativo na interação social, manifestado por
pelo menos dois dos seguintes :
(1) prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos
não-verbais, tais como contrato visual directo expressão
facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(2) fracasso para desenvolver relacionamentos apropriados ao
nível de desenvolvimento com seus pares
(3) ausência de tentativa espontânea de compartilhar prazer,
interesses ou realizações com outras pessoas (por ex., deixar de mostrar,
trazer ou apontar objectos de interesse a outras pessoas)
(4) falta de reciprocidade social ou emocional
B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de
comportamento, interesses e actividades, manifestados por pelo menos um dos
seguintes requisitos:
(1) insistente preocupação com um ou mais padrões
estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco
(2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais
específicos e não funcionais
(3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por
ex., dar pancadarias ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos
complexos de todo o corpo)
(4) insistente preocupação com partes de objectos
C. A perturbação causa prejuízo clinicamente significativo
nas áreas social e ocupacional ou outras áreas importantes de
funcionamento.
D. Não existe um atraso geral clinicamente significativo na
linguagem (por ex., palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases
comunicativas são usadas aos 3 anos).
E. Não existe um atraso clinicamente significativo no
desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda
apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação
social) e curiosidade acerca do ambiente na infância.
F. Não são satisfeitos os critérios para um outro Transtorno
Invasivo do Desenvolvimento ou Esquizofrenia.
(na CID.10: F84.9) 299.80 Transtorno Invasivo do
Desenvolvimento Sem Outra Especificação (incluindo Autismo Atípico)
Esta categoria deve ser usada quando existe um prejuízo
severo e invasivo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de
habilidades de comunicação verbal ou não-verbal, ou quando comportamento,
interesses e atividades estereotipados estão presentes, mas não são satisfeitos
os critérios para um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento específico,
Esquizofrenia, Transtorno da Personalidade Esquizofrénico ou Transtorno
da Personalidade Esquiva. Esta categoria inclui, por ex., "Autismo
Atípico" — apresentações que não satisfazem os critérios para Transtorno
Autista em vista da idade tardia de seu início, apresentações com
sintomatologia atípica, sintomatologia subliminar ou todas acima.
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