quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cores para as paredes que estimulam a calma

Uma sala sensorial é um espaço terapêutico designado para estimular os sentidos das pessoas que possuem alguma deficiência neurológica. É um espaço controlado
em que a luz, o som, a textura e até mesmo a cor são manipulados para estimular certas áreas do cérebro e assim, acalmá-las, concentrá-las ou despertá-las. As salas sensoriais usam cores para adaptar os pacientes, mudar o estímulo e extrair respostas previsíveis a certas cores. Uma forma de conduzir a terapia é mudar as cores contra um fundo neutro. Pode-se adaptar essas ideias das salas sensoriais para os quartos das crianças ou em áreas de estar na sua própria casa.
Usos terapêuticos de uma sala sensorial
A sala sensorial tem sido adaptada para ser usada para acalmar e reciclar pacientes com uma série de desordens sensoriais. As salas têm provado eficiência em crianças com necessidades especiais, gerenciamento de dores cronicas, demência, psiquiatria adulta, adultos com deficiência no aprendizado, trauma crânio encefálico, desordem da integração sensorial, síndrome de Asperger, autismo e derrame. As ideias para uma sala sensorial podem ser úteis em casa como uma extensão da terapia prescrita. As cores são tipicamente claras ou branca, e as salas têm cortinas escuras de forma que a simulação visual pode ser completamente controlada. Mas, uma vez que o objectivo da sala é criar um alto nível de conforto para o ocupante, uma sala sensorial pode ser de qualquer cor que alcance esse objectivo.
Branco
Uma sala multi sensorial toda branca permite o jogo de cor para o tratamento para acalmar e focar. O equipamento comum para criar a mudança e movimento de cor em uma sala branca é o spray de fibra óptica que pode ser programado para mudar a cor. Um paciente segura a fibra óptica, senta-se do lado dela, experiência as cores reflectidas pelos espelhos ou simplesmente observa os padrões de luzes que as mudanças de cores fazem nas paredes brancas. Outros equipamentos, usados em casa e em terapias informais, incluem os ovos de cores ópticas, abjures que mudam de cor, lâmpadas coloridas e abjures esféricos que protejam as mudanças de cores ou padrões nas paredes e tectos.
Azul
A cor azul tem sido adoptada como calmante há muito tempo, evocando a sensação de céu ou águas limpas de uma baía calma ou de mar. Azul é uma cor fria, e algumas experiências científicas têm mostrado que pessoas em salas azuis percebem uma temperatura mais baixa que um temperatura idêntica em salas vermelhas. O azul claro é usado em quartos de crianças e berçários para promover o relaxamento e um sono tranquilo. Mas a relação de cores para a mente ainda não é muito esclarecida. As respostas com experiências de qual cor evoca certa resposta no paciente que está sendo tratado, usando-se a sala sensorial, podem ser adaptadas à complexidade das experiências de vida, associações e psicologia do paciente.

Verde
O verde é a cor da natureza e agradáveis tons de verde têm o mesmo efeito reconfortante nos paciente que ficam em salas de tom azul. Use a natureza para acrescentar toques que acalmam como, por exemplo, uma grande sambaria ou um cloro fito que ajudarão a refrescar o ar e são bonitos. Em uma sala que é designada para tranquilizar e acalmar, um tom claro de verde nas paredes proporcionará um efeito de espaço mais amplo. O verde claro também pode ser usado como um fundo neutro para outras formas de estimulação.

Sem comentários: