Apesar
de ser universalmente reconhecida como uma característica do autismo, sensorial
ou com excesso de sensibilidade, é frequentemente
ignorado. O guia a seguir fornece uma compreensão básica das dificuldades sensoriais que as pessoas com autismo ou Síndrome de Asperger pode ter, e as estratégias que podem ajudar.
ignorado. O guia a seguir fornece uma compreensão básica das dificuldades sensoriais que as pessoas com autismo ou Síndrome de Asperger pode ter, e as estratégias que podem ajudar.
Para
funcionar e participar do mundo que nos rodeia, precisamos usar os nossos
sentidos. Os sentidos fornecem aos indivíduos experiências únicas e nos
permitem interagir e se envolver com o resto da sociedade. Eles nos ajudam a
compreender o ambiente que nos rodeia e responder dentro dele. Eles desempenham
um papel significativo em determinar quais as acções que levamos em
uma situação particular. Imagine o que acontece quando um, ou todos os seus
sentidos são intensificados ou não estão presentes em tudo, muitas vezes
referida como disfunção de integração sensorial. Este é
o caso de muitos indivíduos do espectro do autismo.
Integração
sensorial
Ayres
(1979, Smith Myles et al, 2000) definiu a integração sensorial como "a
organização da sensação de utilização". Trata-se de sensação de viragem na
percepção.
O
sistema nervoso central (cérebro) processa todas as informações sensoriais
enviados a partir de vários sistemas sensoriais do corpo e ajuda a organizar,
priorizar e entender as informações. A partir disso, é capaz de uma ação de
resposta: estes podem ser pensamentos, sentimentos, respostas motoras
(comportamento) ou uma combinação destes. Durante todo o nosso corpo, temos
receptores, que captam a estímulos sensoriais. Nossas mãos e pés contêm a
maioria dos receptores. Na maioria das vezes o tratamento da informação
sensorial é automática
Os
sistemas sensoriais podem ser divididas em seis áreas. Estes podem ser
divididos em duas áreas principais: hiper (alto) e hipo (sensibilidade baixa).
No entanto, é importante lembrar que as dificuldades / diferenças podem, alguns
indivíduos se enquadram em ambas as áreas.
Sistema
do Equilíbrio
Situado
na orelha interna, esta fornece informações sobre onde está nosso corpo no
espaço e sua velocidade, direcção e movimento, tudo em relação à força da
gravidade. É fundamental para nos ajudar a manter nosso equilíbrio e postura.
Para um indivíduo sobre o espectro, as dificuldades / diferenças podem
ser:
Hipo
a
necessidade de balançar, balançar, girar.
Hiper
dificuldades
em atividades que incluem o movimento, como o desporto
dificuldades
em parar rapidamente ou durante uma actividade
dificuldades
com as atividades onde a cabeça não está na posição vertical, ou quando os pés
estão no chão.
Sistema
da consciência corporal (preconcepção)
Situado
nos músculos e articulações, o nosso sistema de percepção do corpo nos diz que
nossos corpos são. Ele também nos informa que as partes de nosso corpo são e
como eles estão se movendo. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro
/ diferenças podem ser:
Hipo
proximidade
- de pé muito próximo a outro / não compreensão do espaço corporal pessoal
andar
pelos cómodos da casa - evitar obstruções
esbarrar
em pessoas.
Hiper
dificuldades
com habilidades motoras finas, a manipulação de pequenos objectos (botões,
amarrar os cordões de sapatos)
movimentos
de corpo inteiro a olhar para alguma coisa.
Sistema
do Cheiro (olfactório)
Processado
através de receptores químicos no nariz, isso nos diz sobre cheiros em nosso
ambiente imediatamente. O olfacto é um sentido que é muitas vezes negligenciado
e esquecido. É, no entanto, o primeiro sentido que confiamos. Para um indivíduo
sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
alguns
indivíduos não têm nenhum sentido de cheiro e não conseguem perceber os odores
extrema
Algumas
pessoas podem lamber coisas.
Hiper
cheiros
podem ser intensificados e avassaladores
problemas
com banheiro
não
gostar de pessoas com perfumes distintos, champô, etc
Sistema
Visual
Situado
na retina do olho e activado por luz, nossa visão nos ajuda a definir os
objectos, pessoas, cores, contraste e limites espaciais. Para um indivíduo
sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
podem
ver as coisas mais escuras, perder os recursos de linha
para
alguns, podem concentrar-se na visão periférica, pois sua visão é borrada
central, outros dizem que o principal objectivo é ampliada e na periferia as
coisas tornam-se turva
Percepção
de profundidade deficiente - problemas com jogar e pegar, imperícia.
Hiper
visão
distorcida ocorre e objectos e luzes brilhantes pode saltar em torno
fragmentação
de imagens, como consequência de muitas fontes
focalizando
detalhe particular (grãos de areia) mais prazeroso do que olhar para uma coisa
como um todo.
Sistema
da Audição (auditivo)
Situado
na orelha interna, este informa-nos sobre os sons do ambiente. É o aspecto mais
comummente reconhecida de deficiência sensorial. Para um indivíduo sobre o
espectro, as dificuldades / diferenças podem ser:
Hipo
os
sons só podem ser ouvidos com uma orelha, outra orelha ou apenas ter ouvido
parcial ou nenhum
a
pessoa pode não reconhecer sons particular
Gostam
de lugares lotados e barulhentos, cozinhas, portas e objectos.
Hiper
volume
de ruído podem ser ampliadas e em torno de sons distorcidos e confusos
incapacidade
para cortar sons particulares - dificuldade de concentração
eles
podem ter um limiar inferior de audição, o que os torna particularmente
sensíveis a estímulos auditivos, por exemplo, ouvir conversas à distância.
Sua
deficiência auditiva pode ter um efeito directo sobre a sua capacidade de
comunicação e também podem afectar seu equilíbrio.
Sistema
Táctil
Situado
sobre a pele, o maior órgão do corpo, que se refere ao toque, tipo de pressão,
nível de dor e nos ajuda a distinguir a temperatura (quente e frio).
O
toque é um componente importante no desenvolvimento social. Ela nos ajuda a
avaliar o ambiente em que estamos e nos permite reagir em conformidade. Para um
indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
tem
outros bem
tem
alto limiar de dor - dor / temperatura
auto-agredir
Gostam
de objectos pesados em cima deles.
Hiper
toque
pode ser doloroso e desconfortável e muitas vezes eles vão retirar os aspectos
do toque, que pode ter um efeito grave em seus relacionamentos com os outros
não
gostam de ter tudo nas mãos ou pés
dificuldades
em escovar os dentes e lavar o cabelo
só
gosta de certos tipos de roupa ou texturas.
Sistema
do paladar
Processado
através de receptores químicos na língua que nos fala sobre diferentes sabores
- doce, azedo, amargo, salgado e picante. Os indivíduos, muitas vezes têm
dietas restritas, como resultado de suas papilas gustativas são super
sensíveis. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças
podem ser:
Hipo
gosta
de alimentos muito condimentados
come
de tudo - o solo, a grama, materiais.
Hiper
alguns
sabores e alimentos são demasiado fortes e irresistível para elas
determinadas
texturas também causa desconforto, algumas crianças só comem alimentos suaves,
tais como puré de batatas ou gelados.
Sinestesia
Esta
é uma condição rara, separada do autismo, que alguns indivíduos do espectro
dizem ter experiência. Isto é, quando a confusão nos canais sensoriais ocorrem.
Uma experiência sensorial entra através de um sistema e através de um sistema
diferente. Por exemplo, uma pessoa ouve um sistema (som auditivo), mas vê a
cores (sistema visual).
As
estratégias possíveis
Uma
maior compreensão do mundo sensorial dos indivíduos do espectro permite que
você possa ajudá-los a desenvolverem em um ambiente mais confortável.
As
seguintes ideias e estratégias podem ajudar quando se tenta criar um ambiente
confortável para um indivíduo sobre o espectro, para evitar a sobrecarga dos
sentidos.
Considerações
gerais para lembrar:
Consciencialização
Sabendo
que a disfunção sensorial pode ser a razão para o problema, sempre examinar o
ambiente.
Seja
criativo
Use
sua imaginação para chegar a experiência positiva sensorial e / ou estratégias.
Preparar
Sempre
avisar o indivíduo de possíveis estímulos sensoriais que podem experimentar,
por exemplo, lugares lotados.
Terapia
de integração sensorial
Terapia
de integração sensorial envolve a exposição leve a vários estímulos sensoriais.
O objectivo desta terapia é fortalecer, equilibrar e desenvolver o sistema
nervoso central de processamento de estímulos sensoriais. Delacato (1974), que
introduziu o conceito de terapia de integração sensorial, a terapia focada nos
cinco sistemas sensoriais - visão, paladar, olfacto, audição e tacto. Hoje,
terapeutas ocupacionais continuam a concentrar-se nestas áreas, bem como
incorporar a vestibular e de preconcepção, quando da criação e planeamento de
um cronograma de atividades para um indivíduo.
Equilíbrio
(vestibular)
Hipo
incentivar
atividades que as ajudam a desenvolver o seu sistema vestibular - cavalo de
balanço.
Hiper
decompor
as atividades em pequenos passos, de usar pistas visuais como uma linha de
chegada ou avisos.
Consciência
corporal (preconcepção)
Hipo
Salão
de posição em torno da borda da sala para facilitar a navegação
colocar
fita colorida no chão para indicar os limites
utilizar
a regra de curta distância.
Hiper
atividades
de segmentação
placas
de renda.
Cheiro
(olfacto)
Hipo
use
produtos com cheiro forte como recompensa e para distraí-los de estímulos
inadequados, possivelmente com cheiro forte (fezes).
Hiper
uso
de detergentes ou champô, abster-se de usar perfumes, tornar o ambiente como
fragrância livre quanto possível.
visual
Hiper
reduzir
a iluminação fluorescente, utilizando lâmpadas de profundidade de cor, em vez
óculos
de sol
criar
uma estação de trabalho em sala de aula: um espaço de secretária ou com muros
altos ou dividir em ambos os lados para bloquear as distracções visuais da
frente e dos lados
cortinas
blackout.
Hipo
aumentar
o uso de pistas visuais.
Audição
(auditivos)
Treinamento
de integração auditiva
No
início de 1980 o Dr. Guy Berard criou uma máquina que os testes e exercícios
indivíduos sistema auditivo. Esta abordagem considera que os comportamentos são
uma consequência das dificuldades no sistema auditivo. Ao produzir vários sons,
alterando a máquina é capaz de usar seus filtros auditivos para maximizar o
volume sem causar desconforto. O objectivo é treinar o sistema auditivo e de
equilíbrio que o seu contributo. A investigação sobre esta abordagem é muito
limitada.
A
terapia de música
Os
benefícios da musico-terapia tem sido reconhecido, e é frequentemente utilizado
com indivíduos do espectro. A terapia de música proporciona aos indivíduos uma
oportunidade única para se comunicar, interagir e se expressar.
Hiper
portas fechadas e janelas - para reduzir os sons externos
que têm de lidar
prepará-los antes de ir para um lugar barulhento ou
situações de lugares cheios
tampões para os ouvidos
Walkman ou MP3
criar uma estação de trabalho.
Hipo
usar
pistas visuais para fazer backup das informações verbais.
Táctil
Hipo
cobertores
pesados
sacos
de dormir.
Hiper
Avise
a criança se você estiver prestes a tocar-lhe, sempre aproximar-se dele ou dela
de frente
Lembre-se
que um abraço pode ser doloroso e não reconfortante
gradualmente
introduzir texturas diferentes
Aos
poucos realize atividades próprias, que lhes permite regular a sensibilidade
(por exemplo, escovar o cabelo e lavar).
Salas
sensoriais
Ambientes
sensoriais são destinadas a fornecer aos indivíduos a oportunidade de
estimular, desenvolver e / ou equilíbrio dos sistemas sensoriais.
Eles
estão localizados principalmente em escolas especializadas que o acesso é
bastante limitado. No entanto, muitas famílias optaram por adaptar um quarto em
sua casa para criar um espaço de estimulação sensorial ou recarregar.
Salas
ou espaços sensorial pode assumir várias formas, por exemplo branco, escuro, de
som, interactivo, água ou jardim. Suas principais funções tendem a ser
terapêutico, educacional e lazer, tudo em relação ao desenvolvimento.
Os
equipamentos utilizados nos quartos variam dependendo do tipo, função e
necessidades do indivíduo a usá-lo. A lista a seguir dá exemplos de
equipamentos para fornecer estímulo para todos os sistemas sensoriais. Os
estímulos podem incluir uma música suave, almofadas vibratórias, as fibras
ópticas, bolas de espelho, tubos de bolha, camas de água, paredes táctil,
discoteca luzes e projectores, para citar apenas alguns. O equipamento
pode ser configurado com opções, a pressão de som e movimento que, em seguida,
activa uma parte do equipamento na sala. A criança vem para reconhecer causa e
efeito.
Os
benefícios relatados de salas sensoriais vem a apresentar, principalmente a
partir de experiências e observações pessoais, pois existem apenas uma
quantidade limitada de pesquisa.
Profissionais
que podem ajudar
Terapeuta
Ocupacional
Eles
desempenham um papel fundamental nas dificuldades sensoriais por meio de programas
e, muitas vezes a adaptação dos ambientes para garantir aos indivíduos ter uma
vida tão independente quanto possível.
terapeuta
da fala e linguagem
Muitas
vezes o uso de estímulos sensoriais para incentivar e apoiar o desenvolvimento
da linguagem e interação.
musico-terapeuta
Usa
instrumentos e sons (estímulos auditivos), para incentivar e desenvolver os
sistemas sensoriais, principalmente o sistema auditivo.
Exemplos
de problemas
Problema:
mastiga tudo, incluindo roupas e objectos
Possíveis
razões sensoriais
Acha
relaxante.
Possíveis
soluções
Tubos
livre de Látex, palhas.
Problema:
Manchando
Possíveis
razões sensoriais
Pode
gostar da textura em suas mãos ou ser hipo-sensível aos cheiros.
Possíveis
soluções
Experimente
e introduzir materiais similares, tais como geleia, farinha de milho e água.
Problema:
se recusa a usar certas roupas
Possíveis
razões sensoriais
Podem
não gostar da textura ou pressão na pele.
Possíveis
soluções
Transforme
os itens de dentro para fora isso onde não há costura, remover quaisquer
etiquetas ou rótulos, que lhes permita usar roupas que são confortáveis por
dentro
Problema:
Dificuldades para pegar no sono
Possíveis
razões sensoriais
Pode
ter dificuldade em fechar os sentidos, em especial, visual e auditiva.
Possíveis
soluções
Use
cortinas blackout ou cobertores pesados.
Problema:
tem dificuldade em concentrar-se na sala de aula
Possíveis
razões sensoriais
Pode
ter muitas distracções sensoriais, pode ser muito ruidoso (falando, sinos,
cadeiras raspando no chão), os lotes de estímulos visuais (pessoas, retratos na
parede), também pode encontrar desconforto ao segurar o lápis (pode sentir duro
/ frio) .
Possíveis
soluções
Posicioná-los
longe das portas e janelas, móveis, use na sala para criar uma área livre de
distracções ou, se possível, uma estação de trabalho individual, experimente
diferentes texturas para tornar o lápis mais confortável.
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