quarta-feira, 24 de abril de 2013

Há alguns anos atrás, que fui convidado para fazer parte de um projecto onde faço voluntariado (com muito gosto e honra) cá em Mirandela.
Este projecto, insere-se em questões humanitárias, nomeadamente em dádivas de sangue. Faço parte deste projecto maravilhoso em coordenação de uma associação que foi criada cá em Mirandela, juntamente com o Instituto Português do Sangue, Transplantes e Medula Óssea. Gosto muito de fazer parte integrante deste projecto, pois sinto-me na necessidade e obrigação de ajudar as pessoas que necessitam de sangue nos hospitais portugueses.
Estas recolhas são duas vezes por ano cá em Mirandela. Antes de virem as brigadas do Instituto Português do Sangue, primeiro é distribuído material informativo no que respeita aos critérios obedecidos e à população que interessa. Depois, no dia da recolha, no local da mesma, estou a dar apoio logístico (fornecimento de tomadas para a electricidade), também ajudo as pessoas em algumas dúvidas em que possam surgir, apoio na distribuição de inquéritos ou questionário trazidos pelas brigadas do Instituto e naturalmente preenchidos pelas pessoas que vão fazer as dádivas.
Apesar de ser voluntário e fazer parte desta equipa, eu próprio também sou um dador voluntário.
Sinto um fascínio tão grande, tranquilidade, bem comigo mesmo e acima de tudo sinto-me útil em ajudar os outros, nomeadamente no trabalho envolvente, ou seja, na distribuição da informação junto à população e depois no local da dádiva. Depois de a brigada acabar e fechar o dia da recolha, sinto uma felicidade enorme, no sentido que tive a minha missão cumprida na medida que ajudei muitas pessoas que necessitam do meu contributo, como sendo uma questão humanitária.

Sem comentários: